Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Minions

1História da Programação: Como tudo começou! Empty História da Programação: Como tudo começou! Qui maio 28, 2015 9:27 pm

Minions
Administrador
Administrador
Estranho, pouco se fala nas faculdades de Computação sobre História da Programação, apesar de muito ser falado sobre o passado dos computadores, da internet ou das telecomunicações. Será que é chato assim? Você sabia que o primeiro programador é na verdade uma mulher? O que uma máquina de tear tem a ver com esse assunto?

Uma vez um professor disse durante uma aula de Fundamentos de Sistemas de Informação, lá no começo do curso: “Eu gostaria que vocês saíssem daqui pelo menos sabendo quem é Alan Turing“. Realmente, o glorioso Professor Paulo Jucá (se manifeste se ler isso) fez com que terminássemos aquela disciplina sabendo quem é Turing (em outro artigo, falarei sobre a Máquina de Turing) e a importância dele para a informática. Porém, mesmo já tendo feito as primeiras cadeiras de Programação, muito tempo depois é que vim descobrir outro nome importantíssimo para minha profissão: Ada Lovelace, a pessoa que começou esse negócio de programar. Sim, uma mulher.

É até estranho ser uma mulher a detentora do título de primeira programadora da História, uma vez que são raras as mulheres na informática, ainda mais programando. As mulheres geralmente ocupam mais as vagas de Análise de Sistemas ou de Qualidade de Software.

Ada Augusta Byron King, a Condessa de Lovelace, escreveu um programa para ser utilizado na máquina analítica de Charles Babbage. Essa máquina é considerada o ponto de partida dos computadores eletrônicos. A Máquina de Babbage foi apresentada como proposta (já que era difícil de ser contruída) em 1833, patrocinada pela Universidade de Cambridge, da qual, em 1823, Babbage ganhara uma bolsa para conceber uma calculadora com capacidade para até a vigésima casa decimal.

O algoritmo que Ada escreveu entre 1842 e 1843 calculava a sequência de Bernoulli, conhecida também como a Lei dos Grandes Números. Segundo esse teorema, caso se conheça a probabilidade de ocorrência de um evento num experimento aleatório, será possível indicar quais são as expectativas da frequência da sua ocorrência uma vez que o mesmo experimento seja repetido um número considerável de vezes sob condições semelhantes. Cara ou coroa, por exemplo. Por outro lado, se é desconhecida a probabilidade de um evento, mas o número de experimentos é muito grande, a sua probabilidade pode ser também aproximada. Teorema bastante estudado na teoria dos jogos.

Erram alguns ao dizer que Ada Lovelace implementou o algoritmo. Na verdade, o que Ada fez foi traduzir e estudar as memórias sobre a Máquina de Babbage escritas por Luigi Menabrea, um estudante do proposto invento. Com esse material em mente, Ada escreveu um artigo. Neste, descreveu o passo a passo de um método para calcular os tais Números de Bernoulli com a máquina analítica. Como a História se atém a documentos para definir marcos e fatos, esse artigo é considerado o primeiro programa de computador.

O TEAR DE JACQUARD

Há quem duvide que Ada é a primeira programadora. Se voltarmos um pouco no tempo, em 1804 especificamente, encontramos a história de Joseph-Marie Jacquard, um francês que inventou o Tear Mecânico. Não contesto que esse famoso indivíduo pode ser considerado o pai da programação. Olha só a história.

Ainda novo, foi dada uma tarefa a Jacquard, a de alimentar os teares com novelos e linhas coloridas para formar os desenhos nos tecidos que estavam sendo fiados. Uma tarefa puramente manual e chata, pois ele tinha que ficar trocando os fios e as linhas a cada passagem da laçadeira. Jacquard percebeu que as mudanças seguiam uma certa lógica e inventou um processo de cartões perfurados que definiam padrões nas laçadeiras e assim o trabalho do tecelão seria trocado para algo automático.

O inventor concebeu também um tear mecânico capaz de ler esses cartões perfurados. Em 1801 foi a primeira demonstração prática do invento. Nesse caso, os padrões em cartão perfurado que o francês inventou para as máquinas de tear podem ser considerados programas, no mínimo algoritmos. É tanto que os primeiros computadores tinham uma interface que recebiam algoritmos em cartões perfurados para computar informações. Fortran, por exemplo, é uma linguagem puramente em cartão perfurado.

Mais tarde, assim como Jacquard, o americano Herman Hollerith percebeu que conseguiria codificar informações em cartões perfurados. O propósito foi codificar os dados do censo de 1890 dos Estados Unidos nos tais cartões. Para tanto, ele também concebeu diversas máquinas elétricas que somavam a contagem desses dados. Hollerith é um dos fundadores da IBM.

Fonte:http://www.techtudo.com.br/platb/desenvolvimento/2011/06/20/historia-da-programacao-como-tudo-comecou/

Muito bom Rs

https://suportegames.forumbrasil.net
Minions

2História da Programação: Como tudo começou! Empty Re: História da Programação: Como tudo começou! Sáb Set 26, 2015 7:21 pm

Minions
Administrador
Administrador
[aviso=Fechado"]Fechado[/aviso]

https://suportegames.forumbrasil.net

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos